DICAS DE PASSEIO: Pico do Urubu (Mogi das Cruzes-SP)

O Pico do Urubu, é uma montanha com 1.140 metros de altitude e que está localizada no município de Mogi das Cruzes, Estado de São Paulo.

Atrativos
O Pico do Urubu está localizado em um ponto culminante da Serra do Itapety, é um dos responsáveis pela atração de turistas ao município de Mogi das Cruzes por oferecer a prática de vôo livre o ano todo.

Sua rampa é freqüentada por praticantes de vôo livre como parapente, paraglider e asa-delta, durante todo ano, mas principalmente no inverno. Ciclistas também costumam acessar a rampa para observar a bela paisagem e depois descer o desnível de 370 metros em relação ao marco zero da cidade.

Em seu cume tem se uma visão de 360°. Olhando para o norte vê-se ao longe a Serra da Mantiqueira, ao oeste as cidades de Suzano, Poá e Itaquaquecetuba, ao leste a extensão da Serra do Itapety e ao sul a visão panorâmica de Mogi das Cruzes com a Serra do Mar ao fundo.

Como chegar?
De carro: Em Mogí das Cruzes entre na Avenida Dr. Edison Consolmagno, conhecida como Perimetral . Na rotatória em frente o Clube Vila Santista, entre no acesso para Estrada Cruz do Século, em frente à rotatória. Após passar pelo Tenis Club, basta seguir por cinco quilômetros as placas indicando o caminho para o Pico do Urubu.

De condução: Acesse a Linha 11 - Coral da CPTM até a estação final (Estudantes), saindo da estação de trem dá-se de cara com a rodoviária da cidade. Logo ao fundo da rodoviária é possível ver um Habib's numa rotatória e vários morros mais ao fundo ainda. Daqui, basta seguir a rua ao lado do Habib's que vai em direção aos morros até chegar numa segunda rotatória onde se pega a primeira rua da direita (que vai até os morros). Depois de passar por uma pequena ponte, um monte de oficinas de carros e uma única vendinha (que vende de tudo, comida, produtos de papelaria, produtos de limpeza, brinquedos e sabe-lá o que mais) a rua termina com duas ruas cortando-a perpendicularmente. Após atravessar ambas, encontra-se uma rua extremamente íngrime (a lá ladeiras de sampa) que vai servir para colocar no clima da pernada

Ao fim dessa rua íngreme temos uma bifurcação com placas indicando "Perimetral" para a esquerda e "Pico do Urubu" para a direita. 

A partir daqui a estrada é um misto de estrada de terra batida, estrada de terra, pseudo-asfalto e estrada de pedra. O primeiro trecho é bem simples e aberto, com pouca vegetação nas laterias para dar sombra e, infelizmente, tem muito lixo e um cheiro bem desagradável. Ainda nesse trecho inicial, se encontra uma entrada à esquerda com uma placa dizendo que é proibido jogar lixo no local sendo que o ato é passível de multa e tal (coisa que muitos não respeitam, afinal, quem vai multar?) e uma escada esculpida. Subindo essa escada chega-se num local plano onde é possível subir um pouco mais para dar num campo de futebol, nada de muito atraente, embora a vista desse ponto já seja bem bonito. Como esse não é o destino final, fazer esse pequeno desvio é opcional e pode ser feito na volta (como eu fiz).

Após entrar na parte da trilha na com mata mais fechada a coisa melhora um pouco, o lixo diminui bastante e o cheiro passa a ser de natureza mesmo.

A subida em si é bem "tranquilo", nas bifurcações (são 3 no total) há placas indicando o caminho para o pico. Infelizmente há várias chácaras no caminho então é possível que você se depare com música alta e gritarias no percurso por causa dessas habitações de fim de semana, mas conforme você vai subindo, elas vão minguando. Existem trechos onde a inclinação é realmente grande e em muitos desses trechos o chão é de pedra então se estiver muito úmido (o que é bem comum por causa da mata densa que cerca a trilha) o chão fica bem escorregadio então aconselho a irem com calçados bem aderentes.

Depois de aproximadamente uma hora e meia de subida, é possível chegar ao Pico do Urubu.

Fonte: Wikipédia/Mochileiros.com

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário